Cora

Cora

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

6º e 7º Sarau ao Pé da Serra 

Primeiramente quero agradecer ao Edital, Bolsa de Fomento à Literatura, do Ministério da Cultura a possibilidade de executar este projeto e pela confiança em mim depositada. Acredito que as novas políticas públicas de acesso à cultura, democraticamente debatidas com a sociedade civil, foram responsáveis pela contemplação de um projeto que não está vinculado a nenhuma Instituição, ONG, partido político ou Instituição Religiosa, fomentando a inclusão social através do apoio direto a este projeto que é desenvolvido por um coletivo de educadores e artistas voluntários. 

Por ser um bairro periférico onde dificilmente eventos culturais acontecem, foi uma oportunidade de mostrar (a todos nós) que a Cultura está em qualquer lugar onde pessoas se reúnam para se manifestar artisticamente, mesmo não sendo profissionais da área, fazendo da arte sua forma de expressão.

A princípio pensávamos em atingir jovens acima de 13 anos do bairro do Condado em Paraty/RJ e através da música fazer um retrocesso na história do Século XX. Infelizmente o tema não foi desenvolvido da forma que imaginávamos. A maior parte do púbico, que frequenta atualmente a biblioteca, está na faixa etária de 09 a 13 anos e não demonstrou interesse pelo tema, assim, tivemos que adequar o tema e os filmes exibidos à realidade atual. Exibimos, então, 25 filmes com temáticas que predominassem o protagonismo infantil e ou adolescente, entre eles filmes nacionais, europeus, asiáticos, americanos, filmes de animação e histórias reais. 

Com dificuldade em comprar filmes originais e para fazer a escolha dos filmes adequados ao público juvenil, chamamos Danilo Medeji, que foi diretor do Cine Clube Paraty e é o atual representante eleito no Conselho Municipal de Cultura De Paraty para audiovisual, para fazer a curadoria do projeto ficando responsável por trazer os filmes para exibição e em divulgar o evento no Facebook criando o evento Cine Fogueira.
   





































Relação de filmes exibidos: 
18/03 Somos tão Jovens
25/03 Quando meus pais saíram de férias 

01/04 Billy Elliot
15/04 Uma Viagem extraordinária
22/04 E.T.
29/04 O menino e o mundo

06/05 Capitães de Areia
13/05 Território do brincar
20/05 Cinema Paradiso
27/05 Tainá

03/06 Machuca
10/06 Ponyo
17/06 5x favela

08/07 Waal-E
15/07 A pequena Miss Sunshine
22/07 Os Croods
29/07 Tapete Vermelho

05/08 Big hero
12/08 Escritores da Liberdade
19/08 Valente
26/08 O estranho mundo de Jack

02/09 O fabuloso destino de Amélie Poulain
09/09 Detona Ralph
16/09 O que eu mais desejo

Durante todo o período (de abril a setembro) fizemos rodas de leitura, trabalhando o tema da culinária. Como tínhamos previsto um valor para 40 lanches, dividimos entre a elaboração das 25 sopas servidas após os filmes e fizemos 15 encontros para leitura e elaboração de receitas variadas. As crianças adoraram a ideia, fizemos pratos doces, salgados, tradicionais e de festa. Aproveitamos para falar sobre alimentação saudável, procuramos utilizar produtos da nossa horta, falamos sobre os diversos tipos de farinha, como a de mandioca que ainda é produzida artesanalmente aqui em Paraty, falamos sobre medidas como litro, grama, porções fracionadas (metade, um terço), as diferentes temperaturas de fervura da água, do óleo e da calde de açúcar e sobre outros tantos assuntos que apareceram espontaneamente durante a elaboração dos pratos. Além da divisão igualitária da comida para que todos pudessem desfrutar.





Para a elaboração das sopas, procuramos utilizar produtos locais e ingredientes frescos. Toninho, morador do Condado e agricultor, participou fornecendo mandioca e temperos.





Pensando em fortalecer as atividades realizadas pela biblioteca e incluir os jovens na execução do projeto (conforme objetivos previstos) resolvemos aliar as Oficinas de Serigrafia que a professora e artista plástica Camila Calvo estava desenvolvendo com as crianças sob orientação de Patrick Allien desde dezembro de 2015 e montamos uma equipe para criar e imprimir os cartazes para o Cine-Fogueira de forma artesanal aproveitando para adquirir mais conhecimento sobre essa técnica. As oficinas ocorreram às terças-feiras e os cartazes foram colocados nas imediações da biblioteca e levados para as escolas pelas crianças. Fizemos também exposição dos mesmos durante o 6º e o 7º sarau.




Queremos aqui registrar nosso agradecimento ao artista e inventor Patrick Allien que foi nosso parceiro durante todo o ano de 2016 desenvolvendo as atividades de Serigrafia, Pop-up e o Clube do Cientista e que infelizmente nos deixou no último dia 29/10. Esse grande artista considerado por muitos como um gênio tinha a rara nobreza de querer compartilhar seu conhecimento e nós da biblioteca e as crianças do Condado, tivemos a sorte de poder receber esse presente. Um raro exemplo de cidadão do mundo.






Outras atividades, que já aconteciam na biblioteca durante o período de execução do projeto, tiveram a oportunidade de divulgar seus trabalhos durante o 6º e o 7º Sarau ao Pé da Serra, como as aulas de Circo da professora Valeska Bravo, que acontecem na biblioteca todas as terças e quintas feiras (mantidas pela Secretaria de Promoção Social de Paraty), as crianças ensaiaram números de acrobacia aérea e prepararam o cortejo que desfilou pelas ruas do bairro chamando a população para a festa com pernas de pau, batuque e malabares.



Nas aulas de violão que acontecem todas as segundas feiras (também mantidas pela Secretaria de Promoção Social de Paraty), o professor Otávio Luiz ensaiou uma música com os alunos que encerrou as apresentações do 6º Sarau ao Pé da Serra.



Os enfeites e os ensaios para o 6º Sarau foram realizados durante todo o mês de maio com a participação ativa dos jovens.



O 6º Sarau Ao Pé da Serra aconteceu no dia 25/06/2016 e foi um Sarau Junino, as apresentações foram marcadas pelo tema e tivemos ampla participação da comunidade local. Teve apresentação da quadrilha junina, encenação do casamento, música, cantigas, imitação de pássaros, capoeira e comidas típicas como canjica e pipoca que além do cachorro quente foram distribuídos de graça.
O 6º Sarau Ao Pé da Serra aconteceu no dia 25/06/2016 e foi um Sarau Junino, as apresentações foram marcadas pelo tema e tivemos ampla participação da comunidade local.
Teve apresentação da quadrilha junina, encenação do casamento, música, cantigas, imitação de pássaros, capoeira e comidas típicas como canjica e pipoca que além do cachorro quente foram distribuídos de graça.  









Para o 7º Sarau ao Pé da Serra, escolhemos o tema da Primavera. A professora de artesanato Regina Bartilotti, que doou 40 camisetas para a biblioteca, fez uma oficina de customização das camisetas, aplicando flores de chita que usamos também para fazer as saias e completar o figurino para as meninas dançarem Ciranda, música típica de Paraty e tradicional nas festas da região.





Outra novidade foi a criação do grupo de Hip Hop, os Kryolus, coordenado pelo jovem Patrick Santos de 19 anos e frequentador da biblioteca. Patrick foi também responsável por criar o logotipo do grupo e pudemos fazer as camisetas para a apresentação aproveitando a técnica aprendida com a Serigrafia. As camisetas ficaram lindas!!



O 7º Sarau aconteceu no dia 01/10/2016, e teve samba, acrobacia aérea, capoeira, poesia cantada, ciranda, dança, fogueira e canções.  





























2 comentários:

  1. Oi por favor enviar dados para identificação da conta e dados da entidade para possibilitar doação ok.... gratidão

    ResponderExcluir